Árvore de Natal em feltro: Passo a Passo

0

A época do Natal é sempre um momento mágico, por nos reunirmos com a família e os amigos e também pelas decorações natalinas. Deixar a casa no clima de Natal é uma delícia, ainda mais quando alguns itens da decoração são feitos por nós mesmos, não é?

Então, que tal inovar na sua decoração, fazendo essa linda árvore de natal em feltro, que pode ser usada como centro de mesa ou para decorar home offices e escritórios.

Veja o passo a passo super simples!

Árvore de Natal de feltro e isopor

Árvore de Natal

Materiais necessários:

  • 1 cone de isopor (+/- 30 cm);
  • Feltro: verde (caso queira poderá usar 2 tons), vermelho, branco e amarelo;
  • Botões verde (mais ou menos 115);
  • 2 botões amarelos;
  • Pequenos botões em cores sortidas (mais ou menos 40);
  • Miçangas amarelas;
  • Linha de bordado vermelha e amarela;
  • Agulha de costura;
  • Algodão, Cola quente e Tesoura;
  • Baixe o molde clicando aqui.

Passo 1:

Vamos começar pelas folhas. A ideia é bem simples, basta recortar o feltro de acordo com o molde e colar com cola quente um botão na extremidade da peça. Depois, use cola quente em apenas uma das extremidades, para deixar como um cone. Essa é a forma como cada folha será feita. O próximo passo é saber quantas e de qual tamanho elas deverão ser.

Árvore de Natal

Passo 2:

Se você estiver usando um cone de 30 centímetros, você poderá seguir esse passo a passo à risca. Agora, se você estiver usando um tamanho diferente, então altere as medidas e as quantidades de folhas.

Nota: O tamanho 4 na folha de moldes só será usado, caso o seu cone seja muito grande. Se você estiver usando um cone de 30 centímetros ou menor, você não usará esse tamanho.

O cone terá um total de 16 fileiras de folhas para cobri-lo completamente. Para a nossa árvore, alternamos entre uma fileira de verde escuro e outra de verde claro. Isso é opcional. Veja a quantidade de folhas que você precisará recortar para cada fileira:

Para as fileiras 1 e 2: Recorte 10 para cada fileira (20 no total) do tamanho 3

Fileira 3: Recorte 9 folhas do tamanho 3

Fileira 4: Recorte 8 folhas do tamanho 3

Fileiras 5, 6 e 7: Recorte 8 folhas para cada fileira (24 no total) do tamanho 2

Fileira 8: Recorte 7 folhas de tamanho 2

Fileiras 9 e 10: Recorte 6 folhas para cada fileira (12 no total) do tamanho 2

Fileiras 11 e 12: Recorte 6 folhas para cada fileira (15 no total) do tamanho 1

Fileira 16: Recorte 4 folhas do tamanho 1

Passo 3:

Agora que você já recortou todas as suas folhas, é hora de começar a montar a árvore. Para cada peça, cole um botão na extremidade e faça o passo a passo 1.

Escolha um dos lados do cone para a ser a parte da frente da árvore. Você sempre irá começar a montar a fileira por esse lado. Embora, geralmente, as folhas se encaixem muito facilmente, algumas vezes elas poderão ficar sobrepostas, certifique-se de isso ficará na parte de trás da árvore.

Comece a montar a primeira fileira com cola quente. Para colar cada peça, coloque cola quente no lado onde as duas extremidades pontiagudas foram unidas para formar o cone. Depois, coloque a folhinha no isopor e mantenha pressionando por alguns segundos. Continue dessa forma até chegar na fileira 12.

Árvore de Natal

Passo 4:

Quando chegar por volta da fileira 12, você terá que começar a fazer o topo da sua árvore. Para isso, use um círculo de feltro do tamanho do topo e deixe duas abas abertas. Cole no topo e depois cole as abas. O topo coberto deixa a sua árvore mais bonita e com um acabamento mais refinado. Depois de fazer o topo, continue colando as folhas na sequência.

Árvore de Natal

Passo 5:
Agora que você já montou a árvore, é hora de começar a enfeitá-la! Recorte o molde de bala e faça 10 círculos com o feltro vermelho. Depois, recorte o molde para as listras brancas. Cada peça branca é costurada com um círculo vermelho com a linha de bordado vermelha, usando o pesponto. Quando terminar de fazer todas as balinhas, cole-as na árvore.

Árvore de Natal

Em seguida, faça a estrela no feltro amarelo. Costure um botão amarelo no centro de cada peça e depois costure as miçangas ao redor da estrela. Coloque os dois lados juntos e faça a união de ambos com ponto caseado. Antes de fechar a estrela, coloque algodão dentro dela ou manta acrílica.

Estrela para árvore de Natal

Passo 6:

Para pendurar a estrela, você precisará de um pedaço de arame. Coloque-o por dentro do cone, de modo que a sua ponta saia no topo da árvore. Então pendure a estrela para que ela fique imobilizada no topo da árvore de natal. Finalize colando os botões coloridos por toda a árvore – para dar o efeito de luzes pisca pisca.

Árvore de natal de feltro

Fonte das imagens: Holiday Crafts and Creations

Não fica um charme essa árvore de natal? O que achou da nossa dica? Deixe um comentário pra gente!

Share.