Passo a passo: terrário em uma jarra de café

0

O que é um terrário?

Os terrários também são conhecidos como mini ou micro jardins mantidos dentro de estruturas de vidro. Muito usados desde o século XIX, hoje eles são feitos de várias formas e podem ser usados na decoração, trazendo mais charme e vitalidade a diversos cômodos.

Além disso, você ainda poderá fazer vários terrários aproveitando elementos que tem em casa, como essa ideia feita com uma jarra de café para cafeteiras. Veja como é fácil montar o seu terrário e dar um charme todo especial a sua casa.

Terrário

Terrário em uma jarra de café

Materiais Necessários

  • 1 jarra de café para cafeteiras
  • Mini “Air Plants” (são plantas que sobrevivem retirando os nutrientes do ar, são chamadas cientificamente de tillandsias – você encontra várias opções de compra pela internet). Nesse tutorial foram usadas as Ionantha Fogo e a Tilandsia Verde.
  • Areia Branca
  • musgo
  • pedras de aquário
  • decorações variadas (pedras, conchas, miniaturas, etc.)
Materiais

Materiais

Como fazer um terrário

Encha o fundo da jarra com cerca de 2 a 3 centímetros de areia. Em seguida, espalhe algumas pedras de aquário sobre a areia. Comece a arrumar o seu terrário como mais lhe agradar.

Aqui, o musgo foi colocado na parte de trás sobre as rochas e as ‘air plants’ foram colocadas na parte da frente. Mas, você poderá arrumar o seu como achar mais bonito.

Como fazer

Como fazer

Pronto, seu terrário já está finalizado e poderá ser usado para decorar qualquer cômodo da sua casa. Para que as suas plantinhas vivam por mais tempo, escolha locais iluminados, mas que não recebam ação do sol diretamente.

Terrário Pronto!

Terrário Pronto!

Manutenção do terrário

Manutenção

Manutenção

Em relação a rega, nunca coloque muita água. Use um borrifador e molhe as suas tillandsias com ele. Em dias muito secos ou de verão, faça a rega em dias alternados, já em dias mais frios e úmidos, regue de 2 a 3 vezes por semana.

Caso você se esqueça de regar as plantinhas por vários dias, retire-as do terrário e deixe-as em uma bacia com água por cerca de 1 hora. Depois, deixe-as secando de ponta cabeça até a água escorrer bem.

As ‘air plants’ recebem esse nome porque têm a capacidade de retirar os nutrientes do ar, por isso deixe o seu terrário em um local onde haja circulação de ar, como, por exemplo, próximo a uma janela aberta.

De uma maneira geral, essas plantinhas florescem 1 vez por ano e as flores duram de 1 a 2 semanas.

Crédito das imagens: http://www.boredpanda.com/upcycled-diy-coffee-pot-terrarium/

E você, o que achou da nossa ideia super simples de terrário? Já pensou em ter um decorando a sua casa? Deixe um comentário pra gente!

Share.