Como se maquiar sozinha? Aprenda truques para não errar!

0

A maquiagem é fundamental para a maioria das mulheres, seja para o trabalho, seja para uma festa ou mesmo para o dia a dia. Mas, muitas de nós ainda nos atrapalhamos em alguns momentos, como na hora de passar um batom vermelho ou até mesmo de saber a ordem de aplicação dos produtos.

Para lhe ajudar na auto maquiagem, fizemos uma listinha com algumas orientações gerais. Confira.

auto maquiagem

Fonte: Amar e Maquiar (http://amaremaquiar.com/)

Comece preparando a pele para a auto maquiagem

Isso inclui outras medidas muito além da maquiagem, como manter a pele bem hidratada, livre de manchas de sol e outros problemas. Por isso, é muito importante ter uma rotina de cuidados e nunca se esquecer de não dormir maquiada.

Antes de iniciar a maquiagem, limpe bem a pele para retirar a oleosidade. Caso você tenha poros dilatados, use um tonificante para fechá-los (ou lave o rosto com água fria, que também pode ajudar a dar uma aparência mais uniforme).

Depois, é a hora do primer. Embora muitas mulheres dispensem esse item, ele é fundamental para fazer a maquiagem durar por mais tempo, controlar a oleosidade, evitar o brilho excessivo e fixar todos os outros produtos que serão aplicados.

Encontre a sua base ideal

Encontre a sua base ideal

Fonte: Acorda, Bonita! (http://www.acordabonita.com/2013/09/curso-de-automaquiagem-guia-para-escolha-e-aplicacao-da-base/)

Um dos segredos para ter uma maquiagem correta – e que não fique aparente- é apostar em uma boa base. Para isso, é fundamental saber o tom exato da sua pele. Nada de usar a mesma base da irmã ou da colega, cada tom de pele pede uma base específica e é ela quem será a responsável por uniformizar a sua pele.

Antes de comprar a base, lembre-se de testá-la diretamente no rosto, pois só assim você saberá se está no tom correto, já que a mão ou o braço, muitas vezes, são mais escuros do que o nosso rosto.

Pense também no tipo de base que irá usar: as cremosas, em pó e em bastão são as mais fáceis de aplicar, mas a base em pó é a que tem menor cobertura. O ideal é sempre usar o pincel de base para melhor cobertura.

Caso você queira também poderá optar por um BB Cream, que já vem com base, filtro solar e primer. Mas, nesse caso, somente é indicado para makes mais leves, ideais para o dia a dia, ok?

Corretivo e pó

Se mesmo após a aplicação da base ainda restarem alguns pontos que devem ser corrigidos, use o corretivo. Para as olheiras, o ideal são corretivos no mesmo tom da pele, nunca mais claros, porque podem evidenciar ainda mais o problema.

Para usar o corretivo, espalhe com o dedo, dando leves batidinhas. Não se esqueça de usar um pouco de corretivo logo abaixo das sobrancelhas, para disfarçar as olheiras e ajudar na fixação da sombra.

Finalize aplicando o pó facial com um pincel. Mas, atenção, não aplique em excesso porque pode ressecar o rosto e marcar as linhas de expressão.

Olhos

Como se maquiar

Fonte: Maquiagens (http://maquiagens.biz/olhos/maquiagem-para-aumentar-os-olhos/)

Comece corrigindo as sobrancelhas com um lápis macio e próprio para isso, no tom da sua pele e cabelo. Evite lápis preto (mesmo em sobrancelhas naturalmente pretas) e também o 6B que vão dar um aspecto carregado e nada natural.

Na hora de aplicar sombra, a dica é sempre saber o formato do seu olho. Mas não se desespere, somente com a prática você se sentirá mais confiante com os olhos, então comece com makes mais simples e vá incluindo novos experimentos aos poucos.

Se você está começando a se maquiar, escolha 3 tons de sombra (de preferência tons neutros, como marrom, caramelo e preto), sendo uma clara, uma intermediária e uma mais escura. Use um pincel de esponja para aplicar a cor intermediária em toda a pálpebra móvel, a mais escura no canto do olho fazendo um leve esfumado, e a mais clara no côncavo da sobrancelha e no canto interno do olho para criar um ponto de luz. Depois aplique o lápis de olho (preto ou marrom) bem rente à raiz dos cílios inferiores. Finalize com a máscara de cílios.

Se você está fazendo um make para o trabalho ou que busque ser mais natural, use lápis marrom, máscara para cílios transparente e iluminador nas pálpebras.

Blush e batom

Para finalizar o make, é hora do blush. Aplique-o em um lugar bem iluminado (de preferência com luz solar) e tome cuidado para não exagerar.

Já a escolha do batom deve seguir a regra de ouro da maquiagem: se você carregou no olhar, escolha batons mais neutros, em tons nudes e mattes. Agora, se os olhos não estão muito marcados, aposte em batons mais escuros ou vibrantes.

Para não borrar o batom vermelho, a dica é passar um pouco de pó nos lábios antes de aplicar o produto. Depois, contorne os lábios com um lápis na mesma cor do batom. Em seguida, aplique o batom e pronto.

Como se maquiar sozinha

Para se maquiar em casa com perfeição, não se esqueça de manter uma maleta de maquiagem com um kit básico com base líquida, corretivo, pó facial, sombras, máscara para cílios, lápis para olho, blush, batons e pinceis (de esfumar sombra, chanfrado, de pó facial e de blush).

Agora que tal colocar as nossas dicas em prática e começar a se aventurar no mundo da auto maquiagem? Depois não se esqueça de nos contar a sua experiência!

 

Share.