Dieta Dukan: Como fazer corretamente?

0

A Dieta Dukan tem feito a cabeça das celebridades e se tornado uma das principais armas para quem quer emagrecer, ter um corpo durinho e uma pele divina! Ela é a dieta usada pela princesa Kate Midleton antes do casamento real e também por Jennifer Lopez, Penélope Cruz e Gisele Bündchen.

Mas, você sabe o que é e como funciona a nova febre das dietas? Será que ela é mesmo tão eficaz quanto promete?

O que é a Dieta Dukan?

Um método desenvolvido pelo nutricionista francês Pierre Dukan que levou 20 anos para ser criado e que sugere um cardápio baseado nas diferenças de corpos, metas e estilos de vida de cada pessoa. Há a promessa de emagrecimento de até 5 quilos em 7 dias.

Dieta Dukan famosas

Fonte: Site de Beleza e moda (http://www.sitedebelezaemoda.com.br/dieta-dukan/)

Como funciona?

Dieta Dukan

(Fonte: Info Hoje http://www.infohoje.com.br/dieta-proteina-magra-dicas.html)

A dieta é composta por fases. Veja quais são elas:

Fase 1: Ataque

Fase das proteínas puras. Deve ser seguida, no máximo, por 7 dias para quem precisa perder mais de 20 quilos. Nessa fase, você pode escolher entre 66 alimentos ricos em proteínas e sem limite de quantidade.

Tempo de duração: de 3 a 7 dias

Alimentos permitidos: proteínas (carne vermelha, peixes, frutos do mar, frango, peito de peru, ovos, leite light, pudim de ovos e leite, queijo cottage e farelo de aveia- 1 colher e meia por dia, todos os dias)

Líquidos permitidos: água (2 litros por dia), chá mate, chá de ervas e flores, refrigerante zero e café

Posso emagrecer: de 2 a 5 quilos

Fase 2: Cruzeiro

É nessa fase que você receberá o sinal verde para 34 vegetais (também sem restrição de quantidade). No cruzeiro é possível perder uma média de 1 quilo por semana, até atingir a sua meta.

Tempo de duração: até atingir a sua meta

Alimentos permitidos: beterraba, berinjela, rabanete, cogumelo, abobrinha, tomate, pepino, couve, aipo, alface, acelga e farelo de aveia (2 colheres por dia, todos os dias). *Nesta fase alterne: um dia você seguirá o cardápio da Fase 1, no outro o cardápio da fase 1 + legumes e verduras a vontade.

Líquidos permitidos: leite sem gordura, chá, refrigerante zero e café

Posso emagrecer: de 1 a 2 quilos por semana

Fase 3: Consolidação

Com o objetivo na balança alcançado, é hora de se manter magra, evitando o efeito sanfona. Agora você poderá comer queijo, pães, frutas, alimentos ricos em amido e refeições de ‘comemoração’ – tudo com moderação. Os carboidratos refinados (feitos com farinha branca) ficam de fora.

Tempo de duração: 10 dias para cada quilo perdido

Alimentos permitidos: a terceira fase libera os carboidratos e as frutas, mas existem regras:

  • 2 porções de frutas por dia (menos banana, uva e cereja)
  • 2 fatias de pão integral
  • Carboidratos (2 vezes por semana)
  • 40 g de queijo
  • Refeições com entrada, prato principal, sobremesa e 2 taças de vinho ou 1 cerveja (2 vezes na semana)
  • 3 colheres de farelo de aveia todos os dias

Fase 4: Estabilização

Fase final que deverá ser mantida por toda a vida para se manter magra. Agora, você já está com o seu peso ideal e aprendeu a se controlar. Para se manter nas medidas alcançadas é preciso, um dia por semana, fazer novamente a fase de ataque, ingerindo muita proteína, e comendo normalmente nos outros 6 dias da semana.

Tempo de duração: para sempre

Alimentos permitidos: Tudo, desde que com moderação e seguindo as regras:

  • escolha 1 dia da semana para comer só proteínas (fase de ataque)
  • caminhe todos os dias por 20 minutos
  • coma todos os dias 3 colheres de aveia

Vantagens da Dieta Dukan

livro eu não consigo emagrecer

Fonte: Lojas Americanas (http://www.americanas.com.br/produto/111830269/livro-eu-nao-consigo-emagrecer)

– Existe uma perda de peso significativa com a dieta, já que as fases iniciais promovem uma drástica redução no consumo de calorias do paciente

– Não existe limitação da quantidade de alimentos a serem consumidos, apenas os tipos e em determinadas fases, o que torna a dieta mais fácil de ser seguida para algumas pessoas

– A fase de ataque, composta apenas por proteínas, pode levar ao emagrecimento rápido, dando mais motivação para continuar com a dieta

Desvantagens da Dieta Dukan

– Nas primeiras fases, ela restringe grupos alimentares importantes como frutas, folhas, vegetais e carboidratos que são responsáveis por dar disposição e ânimo, por isso, muitas pessoas sentem-se cansadas e fracas com o método

– Como há um elevado consumo de alimentos de origem animal, também há um excesso no consumo de gordura saturada e colesterol, o que pode favorecer o entupimento de artérias, aumentando o risco de enfartos e AVCs.

– O consumo excessivo de proteínas poderá sobrecarregar os rins. Se isso permanecer por longos períodos, poderá levar a quadros de insuficiência renal

– Dor de estômago e intestino preso são queixas comuns dos adeptos da Dieta Dukan, devido ao demorado processo de digestão das proteínas e gorduras.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Dieta Dukan, pretende iniciar esse método? O que acha desse tipo de dieta para perder medidas? Deixe um comentário para gente!

Share.